sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

(Re)lendo...



“Gatinho de Cheshire”, começou, muito timidamente, por não saber se ele gostaria desse tratamento: ele, porém, apenas alargou um pouco mais o sorriso. “Ótimo, até aqui está contente”, pensou Alice. E prosseguiu: “Você poderia, por favor, me dizer qual é o caminho para sair daqui?”
“Depende muito de onde você quer chegar”, disse o Gato.
“Não me importa muito onde...”, foi dizendo Alice.
“Nesse caso não faz diferença por qual caminho você vá”, disse o Gato.
“... desde que eu chegue a algum lugar”, acrescentou Alice, explicando.
“Oh, esteja certo de que isso ocorrerá”, falou o Gato, “desde que você caminhe o bastante”.

Alice no Pais das Marvilhas, Lewis Carrol

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

De outros natais


E foi só falar em Stop motion no ultimo post que lembrei de um dos meu filmes preferidos da sessão da tarde: "A rena do Nariz Vermelho"

Eu esperava ansiosa por dezembro para poder assistir a esse filme.
Morria de pena do Rudolph e de medo da Rainha Gélida.Além de acreditar que o meu nariz gelado em dias frios, poderia ficar aceso, tal qual o do Rudolph. #Renatices

#No You tube http://www.youtube.com/watch?v=sF_8fxO5lEM
#Como surgiu a história aqui

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

O fantástico Senhor Raposo, filme


A animação em stop-motion é baseada no clássico infantil O Fantástico Senhor Raposo, de Roald Dahl (de A fantástica fábrica de chocolates), e conta a história do Senhor Raposo do título, um jovem ladrão de galinhas que vê sua vida mudar com a gravidez da esposa.
Senhor Raposo e familia levavam uma vida "normal-classe-média-finjo-que-está-tudo -bem". Ele, um escritor de contos em um jornal.Ela, a "dona-de-casa-pintora de paisagens-mãe-de-família" e seu filho pré adolescente como um ...pré adolescente.
Tudo ia, "tododiatudosempreigual", até que o instinto do Senhor Raposo o sacudiu as 6 horas da manhã.
Ciúmes adolescentes, crises de identidade, crise de idade, negação/não aceitação de valores pré estabelecidos pela sociedade, os bonzinhos, os malvadões, o personagem secundário que rouba a cena, boa trilha sonora.Tudo está lá misturado.Às vezes nas entrelinhas.Outras bem explicitas.
Não,não é mais um filme para crianças que os adultos irão adorar. É uma animação para adultos (ops !)que as crianças que forem assistir não terão porque lamentar.
Apesar de uma ou outra liçãozinha de moral, é um filme que vale a pena ser visto, tanto pela parte visual quanto pelos questionamentos subentendidos no texto.
Divertido !

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Sou obediente

"Escreva sobre o que te dá medo, sobre o que te dá vergonha, sobre o que você ama. Escreva sem julgar, escreva sobre os outros. Escute conversas alheias, mesmo se as pessoas te parecerem estranhas. Ande de ônibus e de metrô e observe tudo. Lide com pessoas de diferentes profissões e idades. Não fique cercado por pessoas que tem a sua idade e fazem a mesma coisa que você. Aliás, fuja delas".

Resposta de Pedro Almodóvar a uma cineasta iniciante que lhe pediu um conselho.





















Imagem: Escucho, Valeria Ueno

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Buenas Aires, Linhas viajantes - Partes 6 e 7

Linhas viajantes - Partes 6 / 7 (Final)
Quinta, 22/10/2009
Sexta, 23/10/2009


Linhas viajantes - Parte 6

Quinta, 22/10/2009

Hoje tiramos o dia para as compras e rever os lugares que mais gostamos.
Voltamos a San Telmo e suas lojinhas estilosas, visitamos o Museu da Cidade e suas velharias, Andamos pela Santa Fé e Florida.
A tarde fomos conhecer a maravilhosa livraria El Ateneu, que fica na Av. Santa Fé com Callao. O prédio foi um teatro e o café da livraria fica onde era o palco do TEatro! Lindo, pena que fomos extremamente mal atendidos lá. Aliás, nem fomos atendidos e por isso fomos tomar o nosso último chocolate no tradicional Café Tortoni.
Saindo de lá, ouvimos uma batucada no meio da rua e fomos olhar. Muita gente dançando, pulando, parecia carnaval. Era a Murga, o carnaval argentino. Mais aqui e aqui
Ficamos um bom tempo vendo a festa. As roupas parecem as dos "bate bolas", com aplicações de desenhos de personagens de quadrinhos como Mickey, por exemplo. A dança é animadissima e elhos, jovens e crianças dançam juntos.
Chegamos no Carnaval dos Bolivianos e saímos com o carnaval dos Argentinos. Adorei.


___________________________________________________

Linhas viajantes - Parte 7
Sexta, 23/10/2009


Acordamos bem cedinho para fechar a viagem com chave de ouro:Visita ao Malba para ver a exposição de Andy Warhol, Mr.America (Prepare-se, pois esta exposição estará no Brasil em 2010).
O museu é lindo e a Coleção permanente Arte latino-americano do século 20 tem várias obras de artistas brasileiros como Lygia Clark, Helio Oiticica e Tarsila do Amaral.Além de obras de Diego Rivera,Frida Kahlo e Di Cavalcanti, só para citar alguns. É parada obrigatória.
Enquanto esperávamos o museu abrir (De quinta até segunda-feira e feriados o horário é das 12:00 às 20:00) fomos ao ...Carrefour que é bem pertinho.
Fotinho Na porta do Malba:



Bye Bye Buenos Aires
Foi ótimo conhecer um pouquinho deste lugar hospitaleiro, com um clima delicioso, ruas limpas e largas e céu muito azul.
Deixou um gostinho de quero mais.
Recomendo a todos e digo: a palhaçada de rivalidade Brasil X argentina, é babaquice de futeboleiros



☺ Shopping - Galerías Pacífico (Florida, 735, esquina Av. Córdoba), um shopping com boas lojas (bons preços, também) e arquitetura deslumbrante - era um antigo mercado que virou galeria em 1945 e foi inteiramente restaurado em 1992.

☺ El Ateneo Av. Santa Fé, 1860

Buenos Aires, Linhas viajantes - Parte 5

Linhas viajantes - Parte 5
Quarta, 21/10/2009


Aniversário do Alex !!
Acordamos cedinho, mas estava chovendo muito!
Decidimos almoçar no San Juanino para comemorar o Aniversáio do Alex com as “melhores empanadas de Buenos Aires”. Se são as melhores eu não sei, mas o atendimento no San Juanino foi o melhor.
A chuva cessou e demos uma volta pela área da Recoleta dando mais atenção ao Museu do Design (que eu falei nas dicas do Linhas Viajantes – parte 2) e ao Museu Nacional de Bellas Artes (MNBA), onde o Alex só faltou dar pulinhos ao ver um original do Kandinsky.
Pegamos um taxi até Palermo para visitar algumas lojas, e quase demos um troço quando paramos em um bar (que infelizmente não anotei o nome) para o Alex beber uma “Cueca Cuela” e a mocinha disse que se eu não fosse consumir nada, teria que sair. Largamos ela lá.
Uma coisa que gostei muito foi o que chamei de “coletivo Wear”: Uma loja grande, com várias marcas reunidas e espalhadas por araras. Algo como o Mercado Mundo Mix que conhecemos por aqui no final dos 90´s.
Lojinhas Pará lá, sorvetes pra cá.
À noite fomos jantar em Puerto Madero e como precisávamos de comida temperada, fomos ao Friday´s.
O público lá é de jovens executivos ou bancários, pois a maioria dos caras usava terno.
Mas comemos bem.Muito e bem.
Depois fomos ao Mundo Bizarro , o bar mais estiloso e com o banheiro mais fotografado de Buenos Aires.



A decoração é maravilhosa, pôster de Betty Page nas paredes e as bebidas deliciosas. Pena que não fomos em um dia de show.
Voltamos ao Hotel bêbados (dá para sentir pela foto, né?). Feliz aniversário Alexito


☺ Quem gosta tatuagens e um estilo mais underground não pode deixar de conhecer a Galeria Bond Street (Av. Santa Fe, 1670 )