segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Buenos Aires, Linhas viajantes - Parte 2

Linhas viajantes - Parte 2
Domingo, 18/10/09





Hoje o dia amanheceu lindo. Céu azul e um ventinho gelado.
Domingo em Buenos Aires é obrigatória uma passada pela Feira de San Telmo. Acordamos cedinho e partimos pra lá a pé. Achamos a cidade um tanto vazia, eram umas 10h30min da manhã e pouquíssimas pessoas pelas ruas... Seguimos andando e fotografando, mas notamos que estávamos seguindo por uma rua mais deserta e suja e preferimos guardar as câmeras.
Chegamos à Calle Defensa, que é onde acontece Feira, mas as barracas ainda estavam sendo montadas! E já eram quase 11 h. Muitas lojas também estavam fechadas. Achamos estranho, pois neste horário, no RJ, a feira da Lavradio que é bem parecida à de San Telmo, já esta a pleno vapor.
Tínhamos lido algumas críticas à feira de San Telmo no Orkut.Em geral pessoas reclamando que a feira só tinha velharias e etc. Discordo.
Acredito que o principal motivo de críticas venha do fato de que algumas pessoas tiveram preguiça de andar. Existe uma “feira off” que acontece ao redor da feira propriamente dita.
Enquanto a feira oficial acontece na Plaza Dorrego (e realmente só tem coisas velhas, ou como dizem alguns: antiguidades), se você percorrer toda a Defensa e as ruas em volta, verá que elas estarão tomadas de barriquinhas de artesanato e roupas estilosinhas. Claro que ainda encontramos muitas antiguidades, mas tem muita coisa divertida.

As lojas de design como A Lago (Calle Defensa, 919 e 970) no estilo “Imaginarium” (foi o que lembrei conhecer e que chega mais perto) são muito legais. Apesar de encontrarmos alguns objetos repetidos em todas as lojas, algumas coisas são surpreendentes e valem mesmo à pena comprar.
Na rua pode-se tirar uma foto ao lado da estátua da Mafalda e observar o vai e vem das pessoas montando suas barracas.
Por volta de 12h30min a agitação já esta completa.
Apresentações de tango, atores fazendo pequenos esquetes de teatro... Para os mais tradicionais, um alfajor Havana (que não é o meu preferido) ou um sorvete da Freddo na esquina.
Se a fome já começou a bater, que tal uma Fugazzeta na Pirilo?
Decidimos ir almoçar na Recoleta, que segundo informações possuía uma feira mais legal que a de San Telmo.
Como estávamos doidos para conhecer o metrô e nenhum taxi parava (todos cheios), seguimos em direção da linha A, a mais antiga.
De primeira você se assusta um pouco com a aparência do metrô (é de madeira), mas dá para perceber a organização: funcionário solicito, estação limpa (um pouco escura demais) e trens constantes.
O problema é que da estação do metrô em que descemos à Recoleta, são mais de 8 quadras.Nenhum táxi parava (era dia das mães,acho que os taxistas estavam indo almoçar em família) e estávamos com muita fome e cansados.
Mas andamos.
E paramos para comer no primeiro buraco que vimos. Foi a empanada mais gostosa da minha vida!
Depois de estar com a barriga cheia, vimos vários restaurantes legais no caminho.
Seguimos o caminho para a feira da Recoleta, passando pelo famoso cemitério. Árvores enormes e lindas na praça em frente a ele.
Rola um clima bem legal nas praças da região, com as pessoas sentadas na grama conversando, mas a feira não é o que eu esperava.
Para quem é do Rio de Janeiro a comparação que vale é: Recoleta está para a Feira de Copacabana como San Telmo está para a feira da Lavradio.
Como não gosto da Feirinha de Copacabana, segui em direção à Flor Genérica, passando pelo prédio da Faculdade de Direito.
Fotos feitas, táxi de volta à San Telmo. (nota: o taxista era irmão do Ted Boy Marino, famoso lutador de tele catch dos anos 70 e que fez muitas participações em Os Trapalhões)
Comemos uma pizza, vimos uma galera tocando jazz da melhor qualidade na Calle Defensa e sentamos pra fazer uma das coisas que mais gostamos: Ver as pessoas passando.

☺O sol de Buenos Aires é forte. Não se deixe enganar pelo vento frio e passe protetor solar.
Por volta das 19 h a Feira de San Telmo já esta vazia, fique de olho. Como é uma região lotada de turistas, também tem mais pivetes que no resto da cidade.
As lojas de design e roupinhas moderninhas abrem normalmente durante a semana. Se tiver tempo, priorize a feira e volte outro dia para uma visita mais calma às lojinhas.
Você pode aproveitar e conhecer o Buenos Aires Design que é juntinho da Feira da Recoleta. Não deixe de visitar a loja Morph, e pra quem gosta tem o Hard Rock café no mesmo prédio. O Museu Nacional de Bellas Artes (MNBA) que é ali coladinho e é um dos únicos museus gratuitos de Buenos Aires.

domingo, 25 de outubro de 2009

Linhas Viajantes, Buenos Aires - Parte 1

Linhas Viajantes
Buenos Aires - Parte 1

Sábado, 17/10/09

Chegamos ao aeroporto um pouco em cima da hora.O vôo saiu dentro do horário e foi bem tranquilo, com apenas 1 turbulência mais forte.Comemos o sanduíche da Gol e quando eu consegui um cochilo,o chato que estava atrás de mim, desatou a falar.Sempre tem um chato por perto!!

No aeroporto de Buenos Aires já notávamos a grande quantidade de brasileiros.

Ficamos no Hotel de Las Luces na Rua Alsina 525, bem pertinho da Plaza de Mayo (que eu cismava em chamar de Praça da Paz!).

Chegando ao Hotel, vimos uma grande festa, com pessoas fantasiadas, musica alta... Parecia carnaval! Era uma festa da galera Boliviana.


Fizemos o check in, pegamos as câmeras e partimos para a festa. Muita musica muita gente, mas o Alex notou o fato de que eles pouco riam. Era um desfile de gente triste.

Andamos muito tentando encontrar o Café Tortoni até percebermos que estávamos indo para o lado errado. Não tínhamos mapa e fomos perguntando. Todos a quem perguntávamos se mostraram muito amáveis e apesar das informações que nos deram, desistimos do Café e achamos melhor curtir a região.



(Foto: Tá pensando que camelô é só no Brasil ?)


Entramos no Carrefour e depois, andando pelas ruas encontramos uma lugar cheio de hippies vendendo seus artesanatos que nos fez lembrar o dia em que visitamos uma ocupação de um prédio abandonado no Centro do Rio (medo ?)

Continuamos andando e de repente estávamos na frente do Café Tortoni! O lugar é lindo, data de 1858 e muito nos fez lembrar a nossa confeitaria Colombo, só que um tantinho menor.Alex pediu chocolate com churros e eu fui de chocolate ao conhaque, que é simplesmente ma-ra-vi-lho-so.

Voltamos ao hotel com a intenção de tomar banho e ir jantar em Puerto Madero, mas depois daquele banho quente e de todo o cansaço que estávamos, decidimos dormir! Durante a noite tivemos um festival de barriga roncando...

Ande com um mapa (Pode ser o mapa do metrô). A cidade é grande, mas dá para fazer muita coisa a pé. Na preguiça vá de metrô, que é barato e funciona bem.

Uma coisa que notei em todos os lugares em que fomos comer é que por melhor que o garçom te atenda, ele não te serve. Traz a bebida, os copos e deixa em cima da mesa. Não corta a pizza, não coloca a comida no prato. Como quase sempre implico com garçons que ficam me rodeando, melhor assim.

Com o cartão Hable Más você faz ligações de qualquer telefone público pagando bem menos.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Wishes...


"Te desejo uma fé enorme, em qualquer coisa, não importa o quê, como aquela fé que a gente teve um dia, me deseja também uma coisa bem bonita, uma coisa qualquer maravilhosa, que me faça acreditar em tudo de novo, que nos faça acreditar em tudo outra vez."
Caio Fernando Abreu ,

Imagem Esao Andrews (sempre)