terça-feira, 24 de março de 2009

Juiz

Existem incontáveis explicações espirituais que podem ser utilizadas pra tentar convecer alguém a não julgar os outros. No entanto, dizer a uma pessoa que ela não deve julgar é como dizer que não deve rspirar. Quanto tempo uma pessoa consegue ficar sem respirar?
É natural criticarmos mentalmente outras pessoas.
O segredo é prestar atenção e ter consciência de seus julgamentos. Perceba a reação que você está tendo com a outra pessoa.Esta é a chave.Siga este sentimento.Ele lhe levará a alguma coisa que você não está disposto a confrontar.
Você poderá descobrir alguma novidade a seu respeito.
Hoje, quando se pegar julgando outra pessoa, observe o que é exatamente que você está julgando ou criticando. Pode ser um espelho de si mesmo.
O que isto revela a você ?
Shmuel Lemle

quarta-feira, 18 de março de 2009

Uma aprendizagem ou

"Estava triste.
Não era uma tristeza difícil. Era mais como uma tristeza de saudade. Ela estava só. Com a eternidade à sua frente e atrás dela.
O humano é só."
(Clarice Lispector, Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres)

Parede, Lapa, RJ

segunda-feira, 16 de março de 2009

Vik Muniz

Sim, Vik Muniz é um artista pop¹. E daí ?

Há alguns anos atrás (não vou dizer quantos, ok?) conheci o trabalho do Vik através da revista Trip.
Apaixonei de primeira: Achei criativo, diferente e bonito.
Ele usa materiais inusitados para compor sua obra (por inusitado leia lixo, geléia, poeira, chocolate, diamantes, clips de metal e por ai), recriando objetos do nosso cotidiano ou imagens/pinturas consagradas.Tudo ganha uma nova perspectiva depois de passar pelas mãos deste paulista residente em Nova York.

Medusa Marinara, Vik Muniz

Se você se interessou em conhecer a obra do Vik Muniz, dê uma passadinha ali no MAM e aproveite que a exposição foi prorrogada até o próximo dia 22 (site do MAM aqui).

Se não der mais tempo de ir ao MAM (tudo bem, você está com preguiça ou não está no RJ), clique aqui e visite o site do Vik Muniz. Destaque para a série Pictures of Garbage.


nota: os ultimos dias sempre enchem mais.#CORRÃO²


¹Sobre o fato do Vik ser pop da primeira frase do texto, é que rolou um #mimimi² sobre este assunto.Alguns acham o pop pobre, feio , brega. Eu gosto do que gosto.Pop ou cult.

² Referencias twitteiras(#)

terça-feira, 3 de março de 2009

Tô Só

Tô Só

Vamo brincá de ficá bestando e fazê um cafuné no outro e sonhá que a gente enricô e fomos todos morar nos Alpes Suíços e tamo lá só enchendo a cara e só zoiando? Vamo brincá que o Brasil deu certo e que todo mundo tá mijando a céu aberto, num festival de povão e dotô? Vamo brincá que a peste passô, que o HIV foi bombardeado com beagacês, e que tá todo mundo de novo namorando? Vamo brincá de morrê, porque a gente não morre mais e tamo sentindo saudade até de adoecê? E há escola e comida pra todos e há dentes na boca das gentes e dentes a mais, até nos pentes? E que os humanos não comem mais os animais, e há leões lambendo os pés dos bebês e leoas babás? E que a alma é de uma terceira matéria, uma quântica quimera, e alguém lá no céu descobriu que a gente não vai mais pro beleléu? E que não há mais carros, só asas e barcos, e que a poesia viceja e grassa como grama (como diz o abade), e é porreta ser poeta no Planeta? Vamo brincá
de teta
de azul
de berimbau
de doutora em letras?
E de luar? Que é aquilo de vestir um véu todo irisado e rodar, rodar...
Vamo brincá de pinel? Que é isso de ficá loco e cortá a garganta dos otro?
Vamo brincá de ninho? E de poesia de amor?
nave
ave
moinho
e tudo mais serei
para que seja leve
meu passo
em vosso caminho.*
Vamo brincá de autista? Que é isso de se fechá no mundão de gente e nunca mais ser cronista? Bom-dia, leitor. Tô brincando de ilha.

(Crônica de Hilda Hilst para o "Correio Popular" de Campinas-SP )

* Trovas de muito amor para um amado senhor - SP: Anhambi, 1959.