sexta-feira, 28 de setembro de 2007

70´s baby...

O estilo dos anos 70, com todo seu psicodelismo e rock n´roll sempre me fascinou. Das calças bocas de sino, passando pelos road movies até aos rocks psicodélicos.
Hoje assisti ao filme “Quase famosos” (Almost Famous),que conta a historia de um menino de 15 anos, que meio sem querer parte em turnê com uma banda de rock tendo a missão de escrever uma matéria sobre essa banda para a revista Rolling Stone.O moleque roda os EUA, experimentando e vivendo de tudo.O filme pode ser sobre rock, sobre amor, sobre escrever, sobre encontrar seu caminho, sobre crescer ou tudo isso junto, você escolhe.(Ótimo filme por sinal)
Hoje tive saudades...
Esse filme me fez voltar ao ano de 1993, ano em que eu queria estar em 1973.
Os filmes que eu assistia as músicas que eu ouvia, as roupas que eu usava... Tudo remetia ao estilo setentista.
A MTV tinha chegado há pouco tempo no Brasil e tenho que admitir que isso muito influenciou no comportamento dos jovens da época. Comprávamos as revistas que tinham estampadas em suas capas as fotos dos artistas que estavam na programação da MTV. Queríamos ouvir o que estes astros ouviam, saber qual era fonte em que eles bebiam.E eles bebiam nos 70´s.
Assim cheguei ao Doors, aos Ramones, ao Led zeppelin.. Uma coisa naturalmente levando a outra. Do lado brasileiro eram os Mutantes de quem eu mais gostava. Tive também a fase Raul Seixas. Caetano veio logo depois. Teve ainda a onda punk rock, Ramones, Replicantes e Sex Pistols. Além do rock, ouvia também muito blues. Albert Johnson, Eric Clapton, Steve Ray Vaugahn.
A grande onda era ir assistir vídeos na casa da minha amiga Adriana. Vimos “Doors” do Copolla, Woodstock, além de shows do Hendrix e outros. Depois do filme e da pipoca (!!) ficávamos ouvindo rádio.Sim, existia uma estação de rádio que tocava as músicas que gostávamos de ouvir.Era a Fluminense FM, “A maldita”.A primeira e única rádio rock do Rio de Janeiro.
E as roupas? Sempre usávamos alguma peça preta. Eu com meus longos cabelos vermelhos e óculos escuros de lentes combinando com eles.Cada uma das minhas amigas tinha um estilinho: Surfistinha, outra meio gótica, hippie e por ai vai.
Num dia qualquer cismamos que todas nós tinhamos que ter mais de um furo na orelha. E foi um tal de agulha e álcool.Cada uma furando a orelha da outra a sangue frio!!No agulhão e gelo!Loucura?Nem tanto, porque a Rutinha fez um furo na minha orelha dentro da escola, acho que foi na hora do recreio.
Ah, e o Sacristia? Era nossa igreja. Todo domingo estávamos lá no barzinho mais underground de Bangu. Ótimos shows, grandes porres.
Falando em porres, como não mencionar as festinhas? Muitas delas aconteciam a base de 1 garrafa de vinho, um sonzinho rolando e muita, mas muita conversa jogada fora.
Papos metafísicos, papos musicais, papos familiares, dúvidas, certezas, questionamentos, sonhos, quereres, impossibilidades, astrologia...
Essa foi a época em que eu mais me aproximei de algo místico, digamos assim.E lia muito, de tudo, sobre tudo.De Rosa Cruz a Allan Kardek.Da biografia do Jim Morrison à História do Blues.Romance de banca de jornal à poesia.Foi também a época do primeiro contato com a Literatura Brasileira, fato que muito me influenciou posteriormente.Como alguém já me disse, foi a época da formação da minha personalidade.Que bom.
Hoje tive saudades...

quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Dia de São Cosme e São Damião.


Não me venham com essa idéia de comemorar dia 26. O dia é hoje, 27.Adoro.Me traz um cheiro bom...de criança.Lembro de tanta coisa:Peguei catapora nessa data, aos 14 anos!Panela cheia, divisão dos doces:os que gosto e os que não gosto.Troca.
Crianças correndo em bandos.Mães com filhos pequenos no colo.Sacos repletos de doces.Gritarias.Algazarra.Vai em casa guardar um pouco.

"Moça, dá um pro meu irmão??"

"Mas eu sou criança, é que sou grande, tia.Tenho só 12 anos"
"Tá dando doce ai, tia?"

Brinquedos.Balas jogadas "de avanço".Doce "de mesa".Cartão.Sorrisos.Pés descalços.Chinelos sujos.Carro preto com doce bom.Guaraná.


segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Ainda sobre a Legião Urbana

Ainda motivada pelo especial sobre o Renato Russo apresentado pela dona Rede Globo na sexta feira 14/09(achei que o programa foi meio incompleto, deixando de citar muitas coisas, mas valeu pelo padrão de qualidade), lembrei desse meu texto inspirado em algumas musicas da Legião escrito em 21/03/07.
Não sou fã da banda, mas tem músicas deles que não têm como passar despercebidas.
... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ....

O ponto que eu pego o ônibus pra vir do trabalho pra casa tem uma barraca que parece uma boate: bebidas, sinuca e uma daquelas ...máquinas de música!
Enquanto espero o ônibus chegar, tenho o prazer de me deliciar com os mais novos lançamentos do mundo do pagode e do funk.
Hoje me chamou atenção o fato de estar tocando Legião Urbana. Não é uma banda que eu adore e tão pouco uma banda que eu odeie...gosto de algumas letras, não gosto dos fanáticos.
Comecei a prestar atenção nas músicas quando vejo 3 coroas que estavam bebendo num canto.Percebi que eram eles quem estavam escolhendo as músicas que iam tocar.
Um era do tipo “vovô – garotão”. Camiseta de malha, calça jeans, cabelos grisalhos e mandava váaarios “air guitar” enquanto balançava a cabeça de um lado pro outro... “Vamos lá tudo bem - eu só quero me divertir, esquecer, dessa noite ter um lugar legal prá ir (...)” ficou pensando que apesar das novas amizades, amava aqueles 2 velhos amigos, tudo o que fizeram juntos..era até padrinho do filho de um deles..filhos, sempre disse que nunca quisera te-los, mas era mentira.Hoje sente falta do que não tem.” Aonde está você agora, Além de aqui dentro de mim?” Sentiu saudades do que poderia ter sido, do que poderia ter vivido, mas não não se arrependia de nada, apenas se lamentava e tocava air guitar ” Se lembra quando a gente chegou um dia a acreditar.. Que tudo era prá sempre, Sem saber Que o prá sempre.. Sempre acaba?(...)
O outro, o moreno baixinho com a pasta de cobrador pendurada, era o mais entusiasmado dos três. Colocava as mãos pro alto durante as músicas, fechava os olhos e cantava. Os outros se calavam pra ouvi-lo cantar.
Ele está apaixonado pela Cirene, a mulher que quando sorri é tal qual a “lua de prata no céu”. Lembra da esposa que largou por ela, mas a Cirene não teve a mesma coragem..Voltou pra Santos com o marido eletricista ...”Onde estará meu amor?(?...)”
O terceiro me pareceu o mais triste, melancólico, talvez.. Abraçava os amigos, bebia e cantava todas as musicas. Trabalha das 08:00 as 17:00 numa repartição pública. Serviço burocrático. Na juventude era aquele que as pessoas apostavam que teria um futuro promissor. “Sonhos vem, sonhos vão. O resto é imperfeito.” Quando jovem foi ativista político, lutou pelas diretas já, “que país é esse??Que país é esse?”, mas ai o Robson nasceu e logo depois ele passou naquele concurso público, vieram as prestações da casa própria ...seu olhar ia longe “Voltamos a viver como há dez anos atrás.. E a cada hora que passa, envelhecemos dez semanas(...)”
Eles se olham, se abraçam...Meu ônibus vem vindo. Não quero ir “ Quando me vi tendo de viver comigo apenas e com o mundo, você me veio como um sonho bom ..E me assustei.. Não sou perfeito, eu não esqueço(...)”
Renata Braga.

quarta-feira, 19 de setembro de 2007

o dia


Hoje acordei empolgada. Dia de sol. Quem sabe uma prainha? Hoje seria “o dia”.
Nem tanto sol para praia... Talvez rolasse um museu ou um cineminha. Muitas opções.
Liguei pra um monte de gente, afinal detesto sair sozinha, mas todos já tinham programas inadiáveis pra o dia de hoje. Afinal, como eu disse, hoje era “o dia” (isso é que dá ficar de férias num mês “não – padrão”).
Tudo bem, pensei. Vou retomar um projeto que abandonei: Curtir minha companhia. Doce ilusão. Apesar da minha companhia ser ótima, ela não conseguiu convencer minha preguiça ir embora. Esqueci que esse projeto na verdade é um processo. Sem metáforas.
Ligo a TV para pensar no que fazer e esta começando um filme interessante: 4 irmãos.Já tinha lido a respeito da historia desse filme.Era tudo o que minha preguiça precisava para derrubar o projeto de sair sozinha de vez. Ela (minha preguiça) me disse:”Você não queria um filminho? Então, filminho legal, na sua casa, de graça, sem stress de ônibus.”
Resultado: 3 filmes (4 irmãos, Em carne viva e Garota da Vitrine) e 1 capítulo de A 7 palmos.
4 irmãos, Four Brothers no original, é um filme que foi muito elogiado na época de seu lançamento no circuito.A história é: Quatro irmãos adotados vão juntos sepultar a mulher que os criou. No funeral, eles descobrem que a mãe pode ter sido assassinada e saem em busca de vingança. Interessante, segura a onda. Bons diálogos, um tanto sarcástico e apesar da violência, tem momentos ternos. Mostra o amor entre esses irmãos tão diferentes. Gostei da atuação do Mark Wahlberg, cada vez melhor após ter deixado ser o Marky Mark (!!)
Em carne viva (In the Cut) é um suspense água com açúcar estrelado pela ...Meg Ryan! Nada muito instigante além de umas ceninhas picantes de sexo, como uma felação logo no inicio do filme e a masturbação da ...Meg Ryan!!
Meu deleite se deu mesmo com Garota da Vitrine, Shopgirl. Costumo dizer que pra mim as coisas TOCAM ou NÃO TOCAM. Pode ser música, filme, livro ou gente.
Garota da Vitrine tocou. Filme de pouco papo, muitos toques.Você percebe as personagens pelos gestos.Todos muito bem construídos.
Lembro quando “Garota..” estreou e fiquei empolgada para assisti-lo.Não lembro porque perdi.Sempre gostei da Claire Danes e ela fez a Mirabelle (amei a sonoridade desse nome) perfeitamente.Doce, um olhar perdido, tenso.
Garota da Vitrine tenta ser um conto de fadas moderno, onde o príncipe não é quem você pensa e acho que fala bastante sobre comunicação e a falta dela. O que isso traz aos relacionamentos. Sejam familiares (no caso de Mirabelle com seus pais) ou amorosos. Fala ainda de impossibilidades e escolhas.
Steve Martin também esta muito bem nesse filme, detalhe: o filme é baseado em um livro dele. Está contido, mas vezes me soou um tanto charlatão, pode ser impressão minha, tão acostumada a vê-lo em comédias exageradas.
O destaque foi Benjamim , interpretado por Jason Schwartzman. Perfeito com sua caras e tiques.Um tanto surreal no inicio, a personagem vai conquistando em suas pequenas aparições. Constatei que presentes nem sempre conquistam. Talvez conquistem, mas não mantêm a conquista por muito tempo. Já palavras e atos talvez façam mais efeito à algumas mulheres (as do meu tipo e de Mirabelle).E quando Jeremy ofereceu Proteção à Mirabelle, ai perdeu playboy! Mesmo que o playboy seja um coroa – rico - charmosão.
Quanto a “a 7 palmos”, considero a melhor série dramática já exibida. Mas os comentários deixo pra um outro post. Já me estendi demais nesse “dia”.

terça-feira, 18 de setembro de 2007

quinta-feira, 13 de setembro de 2007

"Nobody said It was easy"


Sometimes I fell myself so lonely and the only thing I deserve is someone to takes me care.
Sometimes We need to be protecded, a little.Once a time.
But I have to remember, like a MANTRA: "Nobody said it was easy" "Nobody said it was easy" "Nobody said it was easy" "Nobody said it was easy" "Nobody said it was easy" "Nobody said it was easy""Nobody said it was easy""Nobody said it was easy""Nobody said it was easy""Nobody said it was easy""Nobody said it was easy""Nobody said it was easy""Nobody said it was easy""Nobody said it was easy""Nobody said it was easy""Nobody said it was easy"

terça-feira, 11 de setembro de 2007

Férias.

do Lat. ferias
s. f.,
(no pl. ) dias de suspensão dos trabalhos oficiais;
(no pl. ) folga;
(no pl. ) descanso, repouso.

segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Parati.Para mim.Para tu.

Parati.
Bela cidade colonial,considerada Patrimônio Histórico Nacional, preserva até hoje os seus inúmeros encantos naturais e arquitetônicos.As construções de seus casarões e igrejas traduzem um estilo de época e os misteriosos símbolos maçônicos que enfeitam as suas paredes nos levam a imaginar como seria a vida no Brasil de antigamente.A cidade foi fundada em 1667 em torno à Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, sua padroeira. Teve grande importância econômica devido aos engenhos de cana-de-açúcar (chegou a ter mais de 250), sendo considerada sinônimo de boa aguardente. No século XVIII, destacou-se como importante porto por onde se escoava das Minas Gerais, o ouro e as pedras preciosas que embarcavam para Portugal. Porém, constantes investidas de piratas que se refugiavam em praias como Trindade fizeram com que a rota do ouro fosse mudada, levando a cidade a um grande isolamento econômico.
Para mim.Para tu.
Ansiedade.Atraso.Alegria.Interrupção.Ira.Nervosismo.Conversa.Grito.Resolução.Susto.Mãos dadas.Sono.Cama barulhenta.Carnavalescos.No sex.Banho Quente.Café damanhã.Old junkies.Ócio.Prazer escondido.Sol.Crianças.Fotos.Mais crianças.Boa comida.Passeios de barco.Sr.Wilson.Praia.Mergulho.Fotos.Carinhos.Carícias.Pé doendo.Falta d'água.Briga.Silêncio.Exposição de fotos.Festa.Caipirinha.Conversa.Comida ruim.Insônia.Carícias.Acorda cedo.Decepção.Andar à esmo.Caminhar lado a lado.Mais fotos.Cachaça.Moqueca.Camarão.Brigadeiro.Ônibus.Escuro.Versinhos.Risos.Carícias.Mais risos.Histórias.Sono.Fome.Saudades.Taxi.Casa.TV.Sexo.Edredon.Férias

quarta-feira, 5 de setembro de 2007

Paulo Leminski

Paulo Leminski nasceu em 24 de agosto de 1944, em Curitiba, onde passou toda sua vida. Desde muito cedo, Leminski inventou um jeito próprio de escrever poesia, preferindo poemas breves, muitas vezes fazendo haicais (poema japonês de três versos), trocadilhos, ou brincando com ditados populares. Aos 20 anos, publicou seus primeiros poemas na revista Invenção. Casou-se em 1968 com a poeta Alice Ruiz com quem teve as filhas Áurea Alice e Estrela e o filho Miguel Ângelo.Na década de 70, teve poemas e textos publicados em diversas revistas de sua cidade natal - como Corpo Estranho, Muda Código, Raposa - e lançou o seu ousado Catatau, que denominou "prosa experimental", em edição particular
Como compositor, teve músicas gravadas por Caetano Veloso, Paulinho Boca de Cantor, Itamar Assumpção, Ney Matogrosso, por grupos como A cor do Som e Blindagem, e parcerias com Moraes Moreira.


Profissão de Febre
quando chove, eu chovo,
faz sol, eu faço,
de noite, anoiteço,
tem deus, eu rezo,
não tem, esqueço,
chove de novo, de novo, chovo,
assobio no vento, daqui me vejo,
lá vou eu, gesto no movimento
.........................................................................................................................................
viver setenta anos
então vai acabar esta minha adolescência
vou largar da vida louca
e terminar minha livre docência
vou fazer o que meu pai quer
começar a vida com passo perfeito
vou fazer o que minha mãe deseja
aproveitar as oportunidades
de virar um pilar da sociedade
e terminar meu curso de direito
então ver tudo em sã consciência
quando acabar esta adolescência
-----------------------------------------------------------------------
nem toda hora é obra
nem toda obra é prima
algumas são mães
outras irmãs
algumas clima
A-do-ro **